segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

FACTOR - Um excelente programa para Análises Fatoriais Exploratórias


Hoje eu gostaria de apresentar para vocês um excelente programa para a condução de Análises Fatoriais Exploratórias: o FACTOR v8. O FACTOR, desenvolvido pelos espanhóis Urbano Lorenzo-Seva e Pere Joan Ferrando, da Universitat Rovira i Virgili (Tarragona, Espanha) é um programa gratuito, extremamente pequeno (0.65 mb), que apresenta dezenas de opções que o SPSS/PASW não contém.


Inicialmente, para rodar uma AFE no FACTOR, é preciso organizar o banco de dados. O FACTOR só lê arquivos no formato .dat (Fixed ASCII). Para obtê-lo, basta abrir o seu banco de dados .sav no SPSS e, ir em File/Save as, para salvá-lo em arquivo .dat (Fixed ASCII).
No FACTOR, ao clicar em Read Data, deve-se explicitar o número de participantes e o número de variáveis existentes no arquivo .dat a ser lido. Para facilitar as análises é importante deixar no arquivo .dat apenas os itens do instrumento que serão utilizados na AFE a ser conduzida.
Em Configure Analysis estão todas as opções de análise. Lá, o pesquisador pode escolher o tipo de matriz de dados a ser utilizada (covariância, correlação ou policórica/tetracórica); o método de retenção fatorial (Minimum Average Partial, Parallel Analysis, e Hull Method); e o método de extração fatorial (Unweighted Least Squares; Exploratory Maximum Likelihood; Minimum Rank Factor Analysis e Principal Component Analysis). Vale, também, ressaltar as opções de rotação fatorial. No FACTOR v.8 elas são 29 (contra 5 do SPSS), oferecendo rotações ortogonais e oblíquas, bem como rotações específicas para casos de complexidade fatorial (quando itens tendem a carregar em mais de um fator) e para casos de simplicidade fatorial (quando os itens tendem a carregar satisfatoriamente em apenas um fator).

O interessante deste programa é que ele é extremamente atualizado, acompanhando o desenvolvimento das técnicas de AFE, incorporando-as, ano após ano, em suas possibilidades de análise. Por exemplo, o método Hull de retenção fatorial é muito recente, desenvolvido em 2011, e tem se mostrado o melhor método de retenção fatorial já existente. Além disso, os autores apresentam um método bastante atualizado da Análise Paralela, com permutação aleatória dos valores dos dados reais, também desenvolvido em 2011 que, em consonância com o método Hull, oferece resultados extremamente confiáveis.
Em síntese, o FACTOR é um programa espetacular, simples de usar, e com possibilidades de análise incomparáveis ao SPSS, programa que, por algum motivo, deixa muito a desejar na parte das análises fatoriais.
O FACTOR pode ser baixado no site: http://psico.fcep.urv.es/utilitats/factor/
O manual do programa também pode ser encontrado em: http://psico.fcep.urv.es/utilitats/factor/Manual-of-the-Factor-Program.pdf
Para maior compreensão sobre as possibilidades de análise que o programa oferece, sugiro a leitura dos seguintes artigos:
Lorenzo-Seva, U., & Ferrando, P. J. (2006). FACTOR: A computer program to fit the exploratory factor analysis model. Behavior Research Methods, 38(1), 88-91.
Patil, V. H., Singh, S. N., Mishra, S., & Donovan, T. (2008). Efficient theory development and factor retention criteria: A case for abandoning the ‘eigenvalue greater than one’ criterion. Journal of Business Research, 61(2), 162-170.
Sass, D. A., & Schmitt, T. A. (2010). A comparative investigation of rotation criteria within exploratory factor analysis. Multivariate Behavioral Research, 45(1), 73-103.
Shapiro, A., & ten Berge, J. M. F. (2002). Statistical inference of Minimum Rank Factor Analysis. Psychometrika, 67(1), 79-94.
Timmerman, M. E., & Lorenzo-Seva, U. (2011). Dimensionality assessment of ordered polytomous itens with parallel analysis. Psychological Methods, 16(2), 209-220.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e comentários...