domingo, 5 de fevereiro de 2012

Psicometria!? Onde aprender?

Poucos são os estudantes que têm um interesse genuíno pela análise quantitativa de dados aplicada às pesquisas em Psicologia. Para muitos, as disciplinas de Estatística aplicada são um tormento. Seja por inaptidão ou pela falta de interesse, as pessoas acabam acreditando que a Psicometria é um bicho de sete cabeças. Algo incompreensível e inalcançável - o que não é verdade.

É fato que as disciplinas de Psicometria oferecidas nos cursos de pós-graduação, em geral, não conseguem dar conta do conhecimento necessário para que o aluno consiga conduzir adequadamente um conjunto de análise de dados, seja para sua dissertação ou para sua tese. Isto porque estas disciplinas são, geralmente, oferecidas em um período relativamente curto de tempo, tendo que suprir um conteúdo programático relativamente longo. Por causa dessa inadequação, as pessoas têm de buscar auxílio além da sala de aula, seja por interesse ou por necessidade. 

Mas acreditem, aprender Psicometria, estudando sozinho é possível. Basta algumas horas de dedicação, com um bom material em mãos. Pensando nisto, compartilho com vocês alguns livros que considero muito bons e que rotineiramente estudo, seja para aprender algo novo, seja para tirar dúvidas antigas.

Para análise de dados uni, bi e multivariados no SPSS:

- Discovering Statistics using SPSS (Descobrindo Estatística usando o SPSS, Dr. Andy Field, 3rd. Ed., 2009):
Esse livro é, na minha opinião, uma verdadeira obra de arte. Por incrível que pareça, sua leitura é quase literária. Fluido, cheio de exemplos, de ilustrações e de humor, o livro é composto por mais de 15 capítulos, explicando o passo-a-passo de diversas análises, desde correlação de Pearson até MANCOVA. É um livro totalmente voltado para o SPSS, e conta com um CD com exemplos para cada capítulo. Para quem está iniciando os estudos em Psicometria, sugiro fortemente a sua leitura. No Brasil, o livro encontra-se publicado pela ArtMed.

- Using Multivariate Statistics (Dra. Barbara Tabachnick & Dra. Linda Fidell, 5th Ed., 2006):
Esse livro é um dos maiores clássicos da estatística multivariada aplicada à Psicologia. Sua leitura é bem mais densa do que a proposta pelo Field, e a organização dos capítulos é um pouco confusa. Entretanto, é um livro que vale a pena ter para tirar as dúvidas mais complexas, pois aqui se encontra quase tudo, sobre muita coisa.

Para a Modelagem de Equações Estruturais:

- Confirmatory Factor Analysis for Applied Research (Dr. Timothy Brown, 2006):
Esse é um livro totalmente voltado à Análise Fatorial Confirmatória, uma técnica específica dentro da modelagem de equações estruturais. Por ser um livro focal, suas quase 500 páginas poderão tornar o leitor quase um expert no assunto. Abrange desde modelos simples a modelos complexos, de caráter multigrupo e longitudinal. Além disto, apresenta capítulos exclusivos sobre como tratar especificidades de dados, como missing values, não-normalidade, e dados categóricos. É uma leitura fundamental para aqueles que querem conhecer um pouco mais a fundo os pressupostos da AFC. 

- Structural Equation Modeling With (AMOS, EQS, Mplus, LISREL, PRELIS e SIMPLIS – Dra. Barbara Byrne, 1994 - 2011):
Bem, aqui não se trata de um, mas de vários livros, que vêm sendo publicados desde 1994. Esta incrível série apresenta o tópico da modelagem de equações estruturais com especificidade para diversos programas computacionais. Para quem está interessado em aprender SEM no AMOS, há um livro específico. Para os que usam o EQS, há outro... e assim por diante. São livros bastante didáticos, aplicados e cheios de exemplos, o que permite ao leitor acompanhamento e aprendizagem gradativa. Recomendo fortemente sua leitura.

Ao meu ver, a soma Brown + Byrne é uma ótima porta de entrada para o estudo da modelagem de equações estruturais, podendo suprir boa parte das necessidades dos estudantes e pesquisadores interessados na área.

Para a Teoria de Resposta ao Item (TRI):
- The Basics of Item Response Theory (Dr. Frank Baker, 2001):
Conforme o título propõe, o livro trata dos aspectos básicos da TRI sendo, portanto, um bom material para os iniciantes. Os capítulos apresentam exercícios que auxiliam na compreensão dos modelos e das técnicas. Um aspecto interessante desse livro é a maneira a qual ele aborda, mesmo que sucintamente, os principais modelos logísticos da TRI (um, dois e três parâmetros). Com sua leitura, dá pra ter uma boa noção sobre o que é a TRI, e sobre como e em quais situações a TRI pode ser aplicada. O link acima, no título do livro, dá acesso ao material na íntegra.

- Teoria de Resposta ao Item: Teoria, Procedimentos, e Aplicações (Dr. Luiz Pasquali, 2007):
Esse é um livro que não poderia faltar nesta lista. Primeiro, porque é um livro brasileiro, escrito em português, e isso ajuda muito no aprendizado de técnicas complexas, principalmente para quem não domina o inglês. Segundo, por sua qualidade técnica. O livro vai seguindo uma estrutura hierárquica de fácil compreensão, seguido de procedimentos e de aplicações das técnicas. Quem já se deparou com artigos e/ou livros escritos pelo prof. Pasquali sabe que a leitura de seus textos é de fácil compreensão e, na medida do possível, até divertida. Vale a pena começar a estudar TRI por aqui!

- Fundamentals of Item Response Theory (Dr. Ronald Hambleton e cols., 1991):
Esse é um livro relativamente antigo, escrito por Ronald Hambleton, um dos maiores nomes mundiais da Psicometria. Apesar de não ser recente, essa obra é bastante importante. Sua leitura é um pouco mais técnica do que os demais, mas não chega a ter um nível de complexidade absurdo. Com o conhecimento dos aspectos básicos da TRI, o estudo desse livro é de grande valia, principalmente por abordar uma diversidade de tópicos que fornecem uma boa amplitude de conhecimentos na área.

---------
P. S: Diversos outros livros também poderiam ter sido apresentados neste post. Mas para não torná-lo muito extenso, apresentei alguns dos quais eu considero os principais. Nos gadgets à direita do blog os leitores podem consultar outras obras as quais eu acredito que também podem trazer boas contribuições (ver Livros Recomendados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e comentários...